Nossa Escola

Nossa Escola
CIEP BRIZOLÃO 298 - MANUEL DUARTE

30 de set. de 2010

Eleições


É tempo de Eleição.

O primeiro turno das eleições 2.010 será realizado no próximo dia 03 de outubro.

Caso nenhum candidato a presidente da República ou a governador obtenha a maioria absoluta de votos válidos nesta data, haverá um segundo turno no dia 31 de outubro.

Você, aluno, que já tem título eleitoral, escolha com consciência os candidatos para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Procure saber as atribuições de cada um desses políticos e o que já fizeram e o que pretendem fazer.

Você tem a grande responsabilidade de escolher os candidatos que irão lhe representar nas esferas federal, estadual e municipal.

Veja, a seguir, a sequência correta de votação e a quantidade de dígitos para cada cargo no qual você irá votar:

1º- DEPUTADO ESTADUAL- são 5 dígitos. Após digitar, confira o nome, a foto e o número do candidato, pressione "confirma" ou "corrige", caso não esteja correta as informações. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.

2º- DEPUTADO FEDERAL- são 4 dígitos. Proceda da mesma maneira, acima, para confirmar ou corrigir o voto. Após confirmar, a urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.

3º e 4º -SENADOR- São 3 dígitos.

Atenção! Para Senador são dois candidatos diferentes. E tem uma NOVIDADE, ao digitar o número do candidato, aparecerá a foto e os dados do suplente. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.

5º- GOVERNADOR- São dois dígitos. Ao digitar o número do candidato, a tela mostrará os dados e foto do candidato a vice na mesma chapa. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.

6º- PRESIDENTE- São dois dígitos. Também aparecerão os dados e foto do vice, após digitar o número do presidente. A urna emitirá um sinal sonoro quando o voto for confirmado.

Caso você vote em BRANCO, pressione a tecla "branco" e depois "confirma".

Caso você queira votor em branco para todos, deve repetir o procedimento para cada candidato. A urna emitirá o sinal sonoro para cada um que for confirmado.

Para LEGENDA- se você votar na LEGENDA, é o mesmo que votar no partido.

ATENÇÃO: a LEGENDA, nesta ELEIÇÃO, só será possivel para os cargos de DEPUTADO FEDERAL e ESTADUAL, basta digitar os dois primeiros algarismos do número do candidato e tecle "confirma".

AO FINAL DA VOTAÇÃO A URNA EMITIRÁ UM SINAL SONORO MAIS LONGO E A TELA EXIBIRA A MENSAGEM "FIM".

2 de set. de 2010

Para a garotada: O canal kids apresenta para vocês o "Grito do Ipiranga"


Independência do Brasil
O Grito do Ipiranga

FINALMENTE!
No dia 14 de agosto de 1822, d. Pedro viajou para São Paulo para resolver um problema político. Deixou que d. Leopoldina, sua mulher, ficasse no poder durante sua ausência. Quando as coisas já tinham se acalmado e ele seguia para Santos, chegaram ao Rio de Janeiro ordens das Cortes: d. Pedro deveria voltar para Portugal naquele instante, José Bonifácio deveria ser julgado, e um novo ministério seria criado para colocar ordem naquela "bagunça". Tudo isso destruía todas as medidas de d. Pedro!
D. Leopoldina e José Bonifácio mandaram seus mensageiros correrem com essas notícias. Um mensageiro encontrou-se com d. Pedro às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo. Era a tarde do dia 7 de setembro de 1822.
Existem pelo menos seis versões dessa história, por isso ela já foi contada de diversas maneiras... Uma delas, a do padre Belchior, conta que d. Pedro leu os decretos e perguntou:
_ E agora, padre?
O padre aconselhou d. Pedro a proclamar a independência do Brasil. Senão, ele seria feito prisioneiro das Cortes. Não tinha jeito!
Trinta e oito pessoas assistiram à cena: d. Pedro desembainhou (tirou) a espada, ergueu-a para o alto e gritou:
INDEPENDÊNCIA OU MORTE!Ei, espere aí! Essa história não acaba aqui, não! (http://www.canalkids.com.br/) - entre nesse site tem muitas outras novidades, para vocês e para os professores.


07 de setembro e o DIA do FICO:


Curiosidades sobre a história da Independência do Brasil
O famoso quadro do artista francês, François René Moreau que retrata a proclamação da Independência do Brasil, não foi “bem” daquele jeito como ele pintou. D. Pedro I tem na mão um chapéu no lugar de uma espada, estava montado em uma mula, há também a presença de civis e o lugar não sugere ser o Ipiranga, podendo imaginar ter ocorrido em qualquer outro lugar do Brasil.
E agora? Por que isso não pode ser examinado? Por que um pintor francês do que um brasileiro? Há outras informações também que podem trazer dúvidas como é o caso dos Bandeirantes que são caracterizados como heróis, porém mataram milhares de índios na época das Capitanias. Essa versão da história é ensinada nas escolas de maneira diferente; é o que faz refletir que o problema do nosso país vem de muito tempo atrás, mas do que revelar a realidade é mais significante uma imagem boa do Brasil!
Para maiores informações consulte:Monografia – A Independência do Brasil contada no Museu PaulistaMaria Elza de Araújo. Unicastelo – São Paulo 2006;Geocities - Entradas e BandeirasImagem do quadro

1 de set. de 2010

Resultado dos alunos vencedores do concurso da Exposição Pedagógica




Categoria -


Melhor cartaz: equipe da turma CN 3001 (Cantigas de Roda).


Melhor tabalho (sem ser cartaz): turma 2002 - noturno (Roldanas e Lentes).


Turma com o Melhor Conjunto: turma 702

Premiação: Passeio oferecido pela Direção da escola.

Dia do Estudante



Os alunos do CIEP Brizolão 298 - Manuel Duarte, também comemoraram seu DIA em grande estilo.

O colégio ofereceu nos seus três turnos atividades culturais animadas para os alunos.

Tivemos além de um café da manhã MARAVILHOSO, uma HIPER GINCANA que colocou "fogo" na garatoda.

Parabéns, a equipe campeã ERVILHAS!

Como toda comemoração tivemos bolo e fechamos o expediente, oferecendo ao alunos do noturno um jantar. A comemoração terminou com a cofraternização, de todos os alunos, dos diferentes turnos, com um SHOW com a Banda ELEMENTO ACÚSTICO, uma iniciativa da presidenta do Grêmio Estudantil, Elen Fátima e demais integrantes.